A Formação é crucial na criação de vantagens competitivas
Quando avançamos para um projeto de formação, este deve corresponder às necessidades sentidas pela empresa/instituição e não apenas um cumprimento legal. O ideal seria que cada empresa fizesse uma avaliação das suas necessidades de formação de forma contínua, através da análise sistemática do processo de negócio, bem como através da deteção das carências ao nível de competências/perícias, entre outros.
Daí que, o critério subjacente à escolha do programa de formação, não deva ser, única e prioritariamente, o critério financeiro, mas antes aquele cujo resultado se concretize num aumento de produtividade ou, então, no anular se não em todo em parte, dos erros ocorridos e que sistematicamente corroem a produtividade da empresa.
A vantagem da formação não é obter mais dinheiro, pois dificilmente se conseguirá observar essa entrada na empresa devido ao processo de formação, mas sim aumentar a produtividade. Esta pode consubstanciar-se, por exemplo, em diminuir o tempo necessário para executar uma tarefa, reduzir o tempo de espera para satisfazer os clientes, etc., pois tempo é dinheiro.
Dar Formação é sinónimo de desenvolvimento de competências, que se concretizam na capacidade de executar maior carga de trabalho e de diferente natureza, no menor tempo possível.
E isto é ganhar dinheiro!
Autor: Anabela Mota
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