TESTES DE PERSONALIDADE PARA DESCOBRIRMOS QUEM É, REVELAR O SEU TALENTO E INSERIR AS SUAS COMPETÊNCIAS NO MERCADO DE TRABALHO

TESTES DE PERSONALIDADE PARA DESCOBRIRMOS QUEM É, REVELAR O SEU TALENTO E INSERIR AS SUAS COMPETÊNCIAS NO MERCADO DE TRABALHO

“Quando apresentei o teste de personalidade MBTI a um amigo, ele logo que viu o resultado perguntou-me: "Que tipo de magia tem esse teste?" Simplesmente respondi: "Não é magia, é Psicologia".

Cada vez mais a Psicologia assume um papel relevante, e até certo ponto praticamente indispensável, no que concerne à descoberta de talento e à capacidade de identificar o indivíduo como potencial trabalhador em determinada área de atividade. Carecem de magia, mas os testes de Psicologia – que não são exatos – estão a tornar-se, gradualmente, excelentes ferramentas para dar a conhecer os nossos traços de personalidade e/ou motivação. No entanto, nem sempre os meios são 100% fidedignos ou até aplicáveis, dependendo das situações. Mas a interdependência entre testes de personalidade e base de trabalho para inserir um candidato na área de trabalho adequada começa a ser incontornável. Seguem-se os modelos mais recorrentes e mais fiáveis, usados atualmente pela Psicologia do Trabalho...

 

1. Teste de personalidade Inspiira (MBTI)

Desenvolvido durante a II Guerra Mundial, inspirado no livro "Tipos Psicológicos" de Carl Jung, 1921. A metodologia do teste consiste em avaliar preferências individuais em quatro dimensões dicotómicas, com duas preferências opostas em cada dicotomia, proporcionando um total de dezasseis combinações únicas. O teste MBTI é muito conhecido devido à sua precisão no resultado.

2. Teste IPersonic

Teste de personalidade premiado, desenvolvido pela psicóloga americana Felicitas Heyne - conhecida por escrever o best-seller "Book-Author". O teste demora apenas cinco minutos e revela uma visão geral da nossa personalidade, carreira e relacionamentos.

3. Teste das Cores

O Teste das Cores é um instrumento de avaliação de personalidade que consiste em obter informações sobre o seu caráter, mediante as suas preferências e rejeições a uma paleta de cores.

4. O Animal em Si

Baseado nos livros "O Animal Dentro de Si" e "Atracção Animal" escritos por Roy Feinson - o teste foi desenvolvido para o ajudar a determinar a sua personalidade animal. Há quase cinquenta espécies no banco de dados e cada uma representa um tipo de personalidade em comum com o mesmo animal. Um teste divertido que demora apenas alguns minutos.

5. Teste do Porco

Tem de desenhar um porco para descobrir o que seu desenho diz a respeito de sua personalidade. O teste chega até ser divertido e o resultado é impressionante. Se entender bem a Língua Inglesa, recomenda-se que faça o teste no site Draw a Pig (é possível desenhar o porco online), caso contrário o site Slide Share disponibiliza-o em Português.

6. Teste JobCoach

O teste JobCoach é vocacionado para a vertente mais profissional, permitindo que descubra os seus pontos fortes através duma avaliação de competências. É o único teste em que poderá ter a perceção do que os seus colegas pensam sobre si, através de uma Avaliação 360˚.

 7. Teste "O Grande 5"

Este teste foi originalmente desenvolvido em 1970 por duas equipas de pesquisa independentes. Elas descobriram que os traços de personalidade dos seres humanos podem ser reduzidos a cinco grande dimensões da personalidade, independentemente da língua ou cultura. O mais notável neste teste acontece ao estar a ser desenvolvido, pois os pesquisadores não procuravam cinco dimensões - elas surgiram a partir da análise dos dados. É o teste mais amplamente aceite e usado para definir a personalidade nos Estados Unidos.

 8. Teste de Transtorno de Personalidade 4degreez

Este teste foi encomendado pelo site americano 4degreez e serve para determinar distúrbios de personalidade. Jamais deverá ser usado como meio de diagnóstico, mas apenas como ferramenta para apresentar uma ideia aproximada sobre um potencial distúrbio de personalidade.

9. Teste SISTMARS

Refere-se ao delineamento da Individualidade. É um método de escolha de adjetivos relacionados com as características da pessoa em questão. O Teste SISTMARS tem por objetivo estimular a reflexão do indivíduo quanto ao seu nível de autoconhecimento e apresenta resultados quanto a:

  • características da personalidade
  • espelho da sua personalidade
  • estádio atual
  • recomendações pessoais

 

Share this post

Leave a comment

(If you're a human, don't change the following field)
Your first name.
(If you're a human, don't change the following field)
Your first name.
(If you're a human, don't change the following field)
Your first name.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.