O consenso é a negociação da liderança.

No mundo de hoje, o conceito de liderança é muito diferente do que vinha sendo desenvolvido desde "A República" de Platão, ou nas obras de Confúcio ou Tao.

Se na história do pensamento encontramos a ideia vinculada com o comando do grupo, a autoridade e a obediência, ser um líder de hoje é algo que se prende com o saber compartilhar e investir nas pessoas para que elas possam dar o melhor de si, transformando-as numa equipa que gera resultados.
Liderar é uma forma de ser e agir, assente na auto-estima, na procura da excelência pessoal e de comportamento ético em todos os seus âmbitos de atuação.

Liderança parte do auto-conhecimento, da auto-motivação, da auto-disciplina.
Vivemos em sistemas desde sempre. O Universo, o Sistema Solar, o Familiar, o Social, o Profissional, o Nervoso, o Linfático e tantos outros.

É essencial conhecermos profundamente o nosso sistema interno e desenvolver níveis de confiança que nos permitam conseguir conduzir a nossa própria "carruagem" antes de conduzirmos outras pessoas e vivermos e agirmos em conformidade com os valores que promovemos, não entrando numa política de "walking my talk", arriscando pisar a linha da perda da credibilidade.

Citando  Abraham Lincoln,"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."

"O consenso é a negociação da liderança.", Margaret Thatcher

Publicado em: 
Ter, 15/10/2013