Sistema Integrado de Aprendizagem

Unicenter - Instituto de Formação - Sistema Integrado de Aprendizagem

Um sistema único que foi desenvolvido por peritos académicos, com resultados comprovados em matérias de aprendizagem, internacionalmente reconhecidos, orientados para formar pessoas com sucesso. O nosso principal foco é manter todos os formandos confiantes e seguros. E porque os nossos cursos têm um contacto mais elevado com os Formadores, mais do que outros fornecedores, oferecemos um serviço personalizado, que não só é preocupado e dedicado mas também é eficaz.

FASES DE APRENDIZAGEM

O nosso modelo integrado de formação baseia-se em cinco fases de aprendizagem:

Unicenter - Instituto de Formação - Sistema Integrado de Aprendizagem

Cada fase de aprendizagem tem como objectivo facilitar a assimilação dos conteúdos leccionados, colocando em prática o que foi apreendido. Com essa base, são promovidos debates entre formandos que visam impulsionar e reforçar a confiança em si próprios e limar alguma dúvida nos conteúdos anteriores.

Unicenter - Instituto de Formação - Fase 1 - Diagnóstico

O diagnóstico de necessidades de formação é a primeira etapa de todo um processo que se pretende direccionado para a satisfação real das necessidades de um determinado indivíduo num determinado momento.
A etapa do diagnóstico passa pelos momentos de aferição dos conhecimentos à entrada (ou seja, no momento em que se inicia a formação), avaliação de acordo com as possibilidades formativas que o Instituto Unicenter dispõe no seu leque de oferta a decisão sobre a acção a frequentar. É nesta fase que a equipa pedagógica orienta os interessados naquilo que será a melhor acção de formação a integrar ou o nível mais adequado.

Unicenter - Instituto de Formação - Fase de Formação

Manter o formando no processo formativo de uma forma segura, confiante e através de um serviço rigoroso, flexível e de qualidade é um dos focos principais da nossa actuação.
No Instituto Unicenter encontra todo o apoio que necessita graças a uma combinação única de estudo individual organizada em três (3) vectores principais:

  • Aulas presenciais - Aprender com o Instituto Unicenter é sinónimo de apoio e encorajamento para alcançar os objectivos e ter sucesso na sua aprendizagem, até ao nível que se deseja alcançar. Contrariamente a outros métodos e sistemas, o Formador é alguém experiente e qualificado. Em conjunto com ele, o formando pode resolver qualquer tipo de problema que tenha, qualquer dúvida que surja e lidar com as necessidades específicas de uma forma fácil, em todas as fases do estudo. O Formador vai monitorizar de forma frequente os progressos e vai testar os resultados, aumentando e construindo a sua confiança de cada um dos participantes, mantendo-o na linha e sempre motivado em cada passo da aprendizagem;
  • Aulas práticas - Ao longo do curso, e de forma regular, todos os formandos do Instituto Unicenter beneficiam de aulas com conteúdos baseados no mundo real, cujo objectivo é fornecer todo o reforço, apoio e conselhos que necessitem;
  • Aprendizagem online.

A partir do momento em que entra numa das acções de formação do Instituto Unicenter, o formando é encarado de uma forma personalizada e orientado no seu percurso formativo tendo por base a Metodologia Pathernon, vocacionado para a contínua motivação do formando, para o sucesso da aprendizagem e para o acto formal da certificação.

Instituto de Unicenter - Resultados do Formando

Após a sua inscrição num curso do Instituto Unicenter, o formando é integrado naquilo a que designamos "o templo". Ou seja, desde o 1º dia o esforço da equipa técnica, pedagógica e administrativa centra-se no indivíduo e na sua (boa) performance. Estamos nesta fase no Sistema de Motivação do Formando, onde são trabalhados aspectos individuais que o conduzem a comportamentos positivos e de autoconfiança, construindo, assim, a base fundamental para a eficácia do Sistema de Transferência Técnica de Conhecimentos, baseado no Modelo de Consciência de Capacidades de Hertzberg, cujo principal objectivo é a tomada de consciência gradual por parte do formando da sua capacidade para aprender, praticar o conhecimento no seu dia-a-dia até ao ponto da sua quase automatização inconsciente de aplicabilidade.
Finalmente, é no terceiro pilar deste templo que se encontra o Sistema de Organização de Informação que suporta os outros dois Sistemas da Metodologia Parthenon e que lhes dá o formalismo pedagógico, a validação cíclica da aprendizagem e todo o suporte e apoio que estão na base da motivação e da eficácia da transferência do conhecimento, fechando um ciclo e iniciando logo em seguida outro, até ao final do processo formativo bem-sucedido.
Desta forma utilizamos uma estrutura pedagógica comum a todos os cursos, no sentido de garantir rigor e qualidade metodológica na estrutura curricular, capaz de fornecer objectivos claros e manejáveis, sendo, simultaneamente, flexível (ao ritmo, ao tempo, à vida pessoal e profissional de cada um).

Unicenter - Instituto de Formação - Gráfico de Motivação do Formando

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS SÓLIDOS
• Baseados num sistema cíclico de aprendizagem que valoriza mais os conhecimentos apreendidos do que aquilo que é ensinado;
• Fornecem confiança, uma vez que a aprendizagem é progressiva;
• Permitem flexibilidade no método de aprendizagem/entrega de curso;
• Fornecem ao formando as aptidões necessárias para utilizar o computador ou para comunicar em Inglês;
• Fornecem ao formando as competências que irão transformar os comportamentos profissionais de forma a alcançar os resultados pretendidos;
• Atribuem ao formando o principal papel, focando-se, o formador, no reforço positivo, tirando partido, para esse efeito, de técnicas interactivas.

Unicenter - Instituto de Formação - Gráfico de Hertzberg

  • Conhecer: Fase em que o formando recebe os conhecimentos técnicos (conteúdos) mas ainda desconhece as potencialidades do que lhe está a ser transmitido;
  • Acreditar: Fase em que o formando ganha maturidade e confiança nos conhecimentos transmitidos e começa a acreditar que é capaz de fazer e que isso resulta para si;
  • Fazer: Fase em que a tomada de consciência sobre os conhecimentos chega a um patamar de confiança em que o formando já acredita nas suas capacidades para fazer e começa a utilizar/praticar o conhecimento;
  • Possuir: Fase do domínio do conhecimento em que a aplicação do que o formando aprendeu é de alguma forma automática e subconsciente.

Unicenter - Instituto de Formação - Exemplo de Sesão

Unicenter - Instituto de Formação - Fase de Avaliação

Uma das melhores maneiras de monitorizar o progresso dos formandos é testá-lo numa base regular.  No Instituto Unicenter a avaliação de progresso regular permite fazer o ajuste (FINE TUNE) dos conhecimentos adquiridos e assegurar a sua real compreensão, para que o formando possa prosseguir com confiança nos seus estudos e avançar para uma próxima etapa.
Se, por outro lado, quiser ir mais longe e fazer um exame para formalizar o seu  sucesso,  a nossa equipa fornecerá todas as informações necessárias.
A avaliação é uma ferramenta fundamental de acompanhamento e orientação  pedagógica do formando, tendo em vista o aumento da eficácia e sucesso ao longo do processo de  aprendizagem.

Unicenter - Instituto de Formação - Fase de Suporte e Reforço

Um assistente pessoal á sua disposição
Numa primeira fase o Consultor Pedagógico apresenta o Instituto Unicenter e fornece todo o apoio e orientação na escolha da frequência do curso (onde o  formando se sinta mais confortável). Após a inscrição este profissional estará disponível para a prestação de toda e qualquer assistência que for necessária, como também irá avaliar consigo o impacto da formação após a formação.

Unicenter - Instituto de Formação - Fase de Validação

Após a conclusão com sucesso de um curso, o participante recebe um certificado que comprova aquilo que alcançou.