Trabalhar como Freelancer

Se a sua profissão permite que trabalhe desta forma, talvez seja a altura ideal para se perguntar se ser freelance é melhor do que seguir uma carreira tradicional. Veja as vantagens e desvantagens de trabalhar como freelancer.

Um freelancer é um trabalhador que não tem um empregador certo: ora faz trabalhos para um, ora faz para outros. É um prestador de serviços, mas sem vínculo laboral. O regime mais usado neste caso são os recibos verdes. Mais quais serão as vantagens e desvantagens de se ser freelancer?

Vantagens:

A maior vantagem em ser freelancer é a flexibilidade que esta carreira oferece. Você pode trabalhar onde quiser, à hora que quiser. Se quiser trabalhar em casa, de pijama, está tudo bem. Se preferir arranjar-se e trabalhar num café ou num espaço de coworking, sem problema. Se quiser viajar para o outro lado do mundo pode fazê-lo e continuar a trabalhar! O mesmo vale para os horários: se funciona melhor pela manhã, acorde mais cedo e comece a trabalhar depois do pequeno almoço. Se for uma pessoa mais noturna, pode ajustar o seu dia para começar a trabalhar depois do sol se pôr e de ter aproveitado da melhor forma o dia. Além disto há inúmeras vantagens:

Ao trabalhar com clientes diferentes, também tem a oportunidade de conhecer novas áreas, novas técnicas, aprimorar o seu conhecimento e ficar mais especializado.

Perde-se pouco tempo com as deslocações, sobretudo se morar numa grande cidade porque deixa de perder tempo em filas de trânsito e em transportes. E os gastos são menores.

As horas de trabalho também podem ser mais produtivas do que num trabalho dito normal.

Há uma maior estabilidade porque existe uma independência de orientações ou capital de terceiros.

A remuneração depende do seu esforço, já que é você quem define a sua remuneração.

Pode escolher os seus clientes e desta forma atende quem quiser e não tem de se submeter a clientes indesejáveis.

As suas férias são quando desejar e não precisa de as coordenar com mais ninguém.

 

Fonte: www.lifestyle.sapo.pt/vida-e-carreira/dinheiro-e-carreira/artigos/trabalhar-como-freelancer