2 Dicas para o Microsoft Word

O MS Word é ainda uma das aplicações mais utilizadas em todo Mundo, o que não é surpresa para quem convive com ele desde 1983, ano em que a Microsoft o deu a conhecer pela primeira vez. Embora seja uma aplicação de uso intuitivo, existem algumas dicas que poderão melhorar a sua produtividade. As 2 dicas que se seguem utilizam a versão MS Word 2010.
 

1- Utilize a Divisão da Janela

Unicenter - Dicas MS Word - Dupla Janela Sempre que trabalha com um documento extenso pode ser útil separar a área de trabalho do processador de texto em duas janelas e trabalhar em qualquer uma delas simultâneamente. Por exemplo, se o documento a editar for um livro, poderá trabalhar em dois capítulos ao mesmo tempo mostrando em cada uma das janelas diferentes secções do mesmo documento. Ao guardar o documento estará a gravar o conteúdo das duas janelas.

Unicenter - Dicas MS Word - Dupla JanelaPara dividir a janela em duas basta aproximar o rato do canto superior na barra de deslocamento vertical (à direita) e clicar e arrastar a barra divisória para baixo, para a posição pretendida.

Alternativamente poderá usar o friso, no separador "Ver" clicando no botão "Dividir Janela". O resultado obtido será o observado na figura ao lado.

Se pretender mover texto ou imagens entre as duas janelas, bastará seleccionar o que pretende na primeira e arrastar com o rato para a posição desejada na segunda janela.

 

2 - Utilize múltiplas orientações de página no mesmo documento

Uma das possibilidades de formatação de um documento com múltiplas páginas, é a utilização da orientação horizontal ou vertical da página. O que não é tão óbvio é: como utilizar simultâneamente as duas formatações no mesmo documento.

Unicenter - Dicas MS Word - Dupla JanelaPara tal é necessário inserir uma quebra de secção no início da página a formatar e uma nova quebra no fim dessa página.

Esta opção encontra-se no friso, no separador "Esquema de Página" - "Configurar Página", e ao clicar no botão "Quebras" escolha a opção "Quebras de Secção" -> "Página Seguinte".

Após inserir as duas quebras de secção, basta clicar com o rato em qualquer parte do documento, no espaço entre as duas quebras e formatar essa secção com a orientação pretendida, utilizando para tal o botão "Orientação", localizado no mesmo separador do friso.

Assim, no mesmo documento, conseguirá formatar diferentes páginas com diferentes orientações; vertical ou horizontal.

Share this post