Conceito de Motivação e o Ciclo Motivacional - Fator diferenciador para o alcance de Objetivos

Conceito de Motivação e o Ciclo Motivacional  - Fator diferenciador para o alcance de Objetivos

Entende-se por motivação o conjunto de forças internas que mobilizam o indivíduo para atingir um dado objetivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio. É a força geradora de um comportamento e que predispõe o individuo para uma determinada atividade.

A palavra motivação vem do latim movere , que significa "mover". A motivação é, então, aquilo que é suscetível de mover o indivíduo, de o levar a agir para atingir algo (o objetivo), e de lhe produzir um comportamento orientado para esse fim.

Parece claro que nas pessoas motivadas há toda uma série de sentimentos e fatores emocionais que reforçam o seu entusiasmo e a sua persistência perante os contratempos normais da vida.

 

Ciclo motivacional

A motivação é um processo que desencadeia uma atividade consciente, logo funciona como causa e como justificação da ação. O ciclo motivacional envolve alguns conceitos essenciais, nomeadamente motivo, necessidade e impulso.

O motivo é o que nos leva a agir, a mobilizar toda a nossa energia corporal para atingir uma determinada meta. A experiência da necessidade, seja uma falta fisiológica ou psicológica, origina o impulso ou pulsão, processo interno que leva à concretização da ação. O impulso só termina quando conseguimos atingir a meta pretendida, satisfazendo-se a necessidade.

Basicamente, fala-se em ciclo motivacional, pois vamos passando sucessivamente pelas mesmas fases: a necessidade dá origem ao impulso, que, por sua vez, faz despoletar um conjunto de respostas instrumentais, com o objetivo de alcançar uma meta, ou seja, de saciar a necessidade.

Consideremos o exemplo da fome. Experienciamos uma necessidade, a de ingerir alimentos porque sentimos fome. Esta necessidade origina o impulso que vai orientar o organismo em direção a um objetivo: comer. Assim, iremos levar a cabo uma série de respostas instrumentais como ir à cozinha, abrir o frigorífico, tirar um iogurte, abrir o iogurte e comer. Quando a necessidade é satisfeita, o impulso é reduzido. Contudo, mais tarde, como é natural, sentiremos novamente fome, o que nos levará a passar outra vez pelas mesmas fases deste ciclo motivacional.

 

 

Sandra Gomes 

Share this post

Leave a comment

(If you're a human, don't change the following field)
Your first name.
(If you're a human, don't change the following field)
Your first name.
(If you're a human, don't change the following field)
Your first name.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.