Transforme em "Likes" a sua procura de emprego

Ser ativamente desempregado poderá ser das “profissões” mais difíceis de desempenhar pois exige motivação, resiliência e empenho, no sentido de se colocarem em prática todas as técnicas de procura de emprego, com um elevado nível de tolerância à frustração e uma boa dose de humildade. 

O acesso ao Mercado de Trabalho depende assim, do domínio de competências pessoais, associadas a competências de empregabilidade, que se traduzem numa mudança de atitude e imagem, independentemente dos “não” que vamos ouvir, com frequência superior aos “sim”, sendo certo que cada “não” nos aproxima mais do “SIM” tão esperado. Porquê? 

Porque cada “Não” nos poderá conduzir a uma reflexão de como estamos a desenvolver este processo, mais do que a centrarmo-nos nas causas externas do mesmo. Sendo assim, é importante ter em consideração os seguintes procedimentos na sua procura ativa:

  • Comece por cuidar de si, crie uma rotina diária saudável, de modo a manter-se com a energia e boa disposição que a função exige. Lembre-se que a alimentação saudável, a higiene do sono e o exercício físico deverão ser os seus primeiros “likes” para dar início à sua jornada.
  • Organize um calendário semanal de atividades pessoais articuladas com atividades de procura de emprego e rentabilize o seu tempo e energia.
  • Elabore o curriculum vitae num modelo adequado à função a que se candidata, mais criativo ou mais sóbrio, mas evite a tendência de o enviar em massa para todos os locais.
  • Escreva cartas de apresentação e faça candidaturas espontâneas. Refira a função que tem por objetivo e os motivos que o levam a acreditar ser o profissional ideal para a mesma, tendo em conta as necessidades das empresas que selecionou previamente.
  • Construa um filtro pessoal na divulgação do seu curriculum vitae. Tenha em consideração o seu projeto de vida, o seu projeto de emprego.
  • Inscreva-se no centro de emprego da área de residência e em centros de formação como o Instituto Unicenter, com a convicção de que podem existir soluções formativas adequadas, desencadeadas por desafios com o objetivo primordial de formar para autonomia, para a iniciativa e para a capacidade de solucionar problemas estudando uma oportunidade de empreendedorismo ou de inserção no Mercado de Trabalho. Quando surgir uma entrevista de seleção acredite sempre na sua oportunidade.

Tenha em consideração as nossas Dicas e Truques, e lembre-se que a entrevista não é mais do que uma oportunidade de mostrar uma parte do seu profissionalismo, e grande parte do seu saber ser e saber fazer.

Percebe-se facilmente a dificuldade diária desta tarefa e quais os níveis de stress associados à mesma. Mas também pode encarar-se este novo “emprego” como uma oportunidade de aperfeiçoar ou explorar novas competências, expandirmos a nossa formação, otimizarmos o nosso currículo, explorando novas formas de sucesso e novos ou reformulando projetos…de vida, pessoais ou profissionais…Estar desempregado é uma oportunidade única de construir um caminho. A partir do zero, do dez ou do vinte. Você escolhe o número! O importante é que entenda este processo de autoconstrução como uma nova base para o seu futuro. A curto, médio ou longo prazo… quem sabe? O importante é não desistir, é acreditar em si e no seu empreendedorismo nesta dimensão da sua vida!

Ana Marques e Ana Cunha

Share this post

Leave a comment

(If you're a human, don't change the following field)
Your first name.
(If you're a human, don't change the following field)
Your first name.
(If you're a human, don't change the following field)
Your first name.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.