Aprenda a ser um optimista com a regra 24x3!

Aprenda a ser um optimista com a regra 24x3!

Um dos meus maiores mentores foi o falecido Jay Chiat da TBWA, um iconoclasta na área de publicidade com uma imaginação constante de possibilidades nos negócios e na vida. Jay incorpora os três traços de uma "atitude de sorte" que eu descrevi no meu último post: a humildade, a curiosidade intelectual, e o optimismo.

Dessas três características, foi o optimismo de Jay, que foi talvez a sua maior lição para mim. Ele inspirou as pessoas a abraçar o optimismo - dentro de si, e também, como importante, nos outros. É um presente para o entender como projecto, compartilhar e inspirar com o optimismo. É um acto de generosidade ainda maior de ser inspirado pelo optimismo dos outros e estar disposto a recebê-la.

A capacidade de ser um destinatário natural das ideias e do optimismo de outras pessoas é o que faz o optimista final. Você pode estar aberto a experimentar coisas novas, mas quer realmente ver o bom em algo antes que o mal? A ordem deste processo de pensamento é fundamental: para experimentar e ver tudo de bom numa ideia antes de ver qualquer coisa má. Enquanto a maioria de nós gostaria de pensar que o fazemos, e portanto, autodescrevemo-nos como optimistas, mas com frequência (se somos verdadeiramente honestos com nós mesmos) somos críticos naturais (mesmo cínicos). A experiência traz a sabedoria, mas os seus danos colaterais é uma postura contra novos conceitos, transformando muitos de nós em cépticos pavlovianos. Quer dizer abertamente ou não, nós pensamos frequentemente do que pode estar errado com alguém ou alguma coisa antes de tentar entender o que pode ser certo ou bom. A tentação e reflexo para o cinismo são geralmente mais comuns do que um optimismo natural responsivo. O cinismo é realmente o inimigo de optimismo.

Aqui está uma ferramenta prática para o céptico ou cínico em todos nós: a regra de 24x3. A próxima vez que você ouvir uma ideia pela primeira vez, ou conhecer alguém novo, tente esperar 24 segundos antes de dizer ou pensar algo negativo. Isso reforça uma habilidade fundamental dos bons optimistas e uma boa liderança. A habilidade básica é escutar. Como ganha a habilidade de ouvir e fazer uma pausa para uns breves 24 segundos antes de deixar o crítico em você borbulhe para a superfície verbal, passe para o próximo nível e tente fazê-lo por 24 minutos. Aos 24 minutos, é capaz de dar mais consideração para a ideia e pensar com mais cuidado nas muitas razões por que ela pode realmente funcionar, por isso talvez seja melhor do que o que está lá fora, e por que ela poderia derrubar a sabedoria convencional.

E sim, deve também trabalhar para a capacidade de esperar 24 horas - um dia - antes de ponderar ou verbalizar os contras contra alguma coisa. Claro, na maioria das vezes não será possível. As nossas mentes não podem compartimentalizar tão facilmente, nem desligar as nossas experiências passadas. Mas a regra 24x3 é um tipo de meditação reflexiva para o desenvolvimento de uma abordagem mais optimista em relação às pessoas e ideias. A directriz simples de 24x24x24 é apenas um bom lembrete de que um pré-requisito de optimismo é ter uma suspensão voluntária da descrença.

Isto não quer dizer de forma alguma para ser um crítico saudável - é essencial na liderança empresarial ser um crítico - mas uma liderança inspirada e de orientação eficaz requerem que morda-sua-língua e uma mentalidade crítica e atitude assertiva. Comece com o botão de pausa por 24 segundos e esticá-lo no sentido de ser capaz de ponderar positivamente por 24 horas. Dominando a regra 24x3 fará de si um líder mais agradável e inspirador com o qual as pessoas querem estar ao redor. Aumente a sua generosidade para receber optimismo, você será recompensado com novas possibilidades que os outros têm prematuramente demitido.

ANTHONY TJAN
Anthony Tjan é CEO, diretor e fundador da empresa de capital de risco Cue Ball. Um empresário, investidor e consultor sênior, Tjan tornou-seum construtor de negócios reconhecido.

Share this post

Leave a comment

(If you're a human, don't change the following field)
Your first name.
(If you're a human, don't change the following field)
Your first name.
(If you're a human, don't change the following field)
Your first name.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.